sábado, 10 de dezembro de 2011




24 setembro, 2009
Entrevista com o Professor da rede Municipal do Município de Taperoá-Ba, Ilustríssimo senhor Aldo Bomfim Lisboa. A Educação Taperoense suas problemáticas e suas possíveis soluções.



Qual sua visão a respeito da educação do Brasil especialmente Taperoá?

    A educação brasileira está passando por mudanças, estatisticamente saem três alunos do ensino médio e entra apenas um no ensino fundamental.
Há, portanto uma demanda maior no ensino médio e superior, muitas são as politicas publicas para incentivo a educação, ao educando, ao educador, porém a efetivação dessas politicas publica não estão sendo suficiente para aplacar as limitações da educação brasileira. A educação taperoense não é diferente até mesmo por que a cidade de Taperoá faz parte da micro região do Baixo Sul como também o Nordeste estampa os piores índices da educação nacional. Visto isso, a educação do Brasil e de Taperoá clama por mudanças. Mudanças essa que deverá ser discutida por toda sociedade e não nos gabinetes dos políticos ou de teóricos da educação.

Quais seriam as medidas necessárias para melhor a educação do país?
As medidas necessárias para melhorar a educação no país com certeza perpassam pela formação do educador e pelo uso consciente e efetivo dos recursos públicos para a educação. Outra medida seria trazer a sociedade para participar da gestão da educação.
No livro, “Nunca desista de seus sonhos” o autor Augusto Cury diz: A educação moderna é produtora de doenças emocionais. O senhor concorda com esse argumento?
Sim. Por que se o conhecimento traz a reflexão. Se a educação for libertadora, o sujeito vai se sentir oprimido e lutará com todas as suas forças para sair de tal situação. Todo caminhar do oprimido se reflete no desequilíbrio do oprimido, paralelos e enfermidades emocionais.


Qual o objetivo principal do município em relação a educadores e educandos?
A adesão de programas federais para formação do professor, adesão de programas para a capacitação dos envolvidos no âmbito escolar para uma gestão participativa, adesão de programas estaduais e federais e diversos outros focos da educação.

Quais os projetos idealizados por está secretaria em prol dos educandos?
A princípio a Secretaria Municipal de Educação de Taperoá juntamente com a Prefeitura Municipal, não mostram até agora resultados significativos, muito menos esboçaram práticas educativas que convencessem a classe dos educadores e educandos. Muitas promessas foram feitas, porém, quase todas ainda precisam ser realizadas.

Em sua opinião a violência e o desemprego são reflexos de uma educação debilitada?
Com certeza os problemas domésticos e cotidianos estão intrinsicamente ligados no âmbito escolar.

Quais as medidas que o Brasil vem tomando em relação à educação que a seu ver não são tão produtivas?
A adesão de programas de formas indiscriminadas a infraestrutura necessária para a execução dos mesmos. A gestão da educação com o olhar paternalista e assistencialista deixando de lado o modelo de gestão participativo, efetivo, eficaz e eficiente.

Qual a maior conquista á respeito da educação Municipal?
Desconheço qualquer projeto que melhore a situação dos educadores e educandos. Sou taxativo em afirmar que os atuais gestores educacionais do Município não possuem habilidades técnicas para participar e gerir uma educação consciente.






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